Postagens

Mostrando postagens de setembro, 2009

DIÁRIO DE BORDO

Imagem
Quando apareceu o Programa PROINFO e também recebi orientações sobre sua organização e estrutura, achei interessante. Mas, naquele momento pensei mesmo foi nas contribuições que as máquinas trariam para as escolas. Quando veio o cadastramento e adesão para os cursos, nunca imaginei que tivesse essa magnifica organização. Fiquei muito contente em participar da primeira etapa (curso de 40 horas), aprendi muito. E gora estou tendo a oportunidade de complementar a base inicial dos conhecimentos relacionados a tecnologia. Espero nesta segunda etapa enriquecer meus conhecimentos, trocar experiências e quem sabe, ir mais além. Pois construi o meu blog na primeira etapa, o qual me auxiliou muito no trabalho didático e nas atividades com meus alunos. TROCA DE EXPERIENCIAS Neste terceiro momento presencial do curso, pudemos nos aprimorar e até avaliar nossa prática didática e uso das TICs através dos relatos dos colegas. Conhecemos mais de perto como atuam as escolas do muni

FÓRUM 2 - "Educação e Tecnologia "

Imagem
Quando se fala em inserção da escola na sociedade da informação e do conhecimento, nós professores pensamos logo em conteúdo sistemático, trabalhado no dia a dia ou até mesmo nas orientações e informações que a criança ou o aluno recebe constantemente. Tratando-se de tecnologias, pensamos ainda em computadores ou internet, a mídia dos nossos alunos. Vale salientar que pensar em informação e conhecimento no mundo da tecnologia é pensar bem mais além? Nos livros usados cotidianamente, no lápis, no quadro de giz, nas atividades realizadas, por mais fácil que seja, e expressão do conhecimento que o aluno já possui adquirido através dessas tecnologias. Faze-se necessário, aperfeiçoar nossos conhecimentos no sentido de produzir significado produtivo. Buscar informações que permitam o aluno ou professor resolver os problemas do cotidiano, compreender o mundo e atuar na transformação de seu contexto. Vive-se numa sociedade onde a informação e o conhecimento estão ligados ao processo de evoluçã

HOMENAGEM AO IDOSO

Imagem
ALUNOS DA 6ª SÉRIE NA VISITAÇÃO AO LAR DO IDOSO Homenageamos a 3ª Idade, a maravilhosa idade da sabedoria, das experiências vividas e do amor desprendido dos avós. Aprenda a curtir seus Anos Dourados Idoso é quem tem o privilégio de viver uma longa vida... velho é quem perdeu a jovialidade. A idade causa a degenerescência das células... a velhice causa a degenerescência do espírito. Você é idoso quando sonha... você é velho quando apenas dorme. Você é idoso quando ainda aprende... você é velho quando já nem ensina. Você é idoso quando se exercita... você é velho quando somente descansa. Você é idoso quando tem planos... você é velho quando só tem saudades. Para o idoso a vida se renova a cada dia que começa... para o velho a vida se acaba a cada noite que termina. Para o idoso o dia de hoje é o primeiro do resto de sua vida... para os velhos todos os dias parecem o último de uma longa jornada. Para o idoso o calendário está repleto de amanhãs... para o velho o calendário só tem ontens.

PROJETO: COMO VIVEM OS IDOSOS DE NOSSA COMUNIDADE

Imagem
Projeto elaborado e vivenciado pelos alunos da 6ª série, turma B, disciplina de Língua Portuguesa Profª. Lindinalva Almeida da Escola Municipal José Gonçalves do Nascimento. O projeto foi vivenciado em cinco etapas distintas entre estudo, análise, pesquisa e debate em sala de aula e atividades extra-escolar. 1ª Etapa: Estudo de textos para aprofundamento e pesquisa on-line. 2ª Etapa: Pesquisa de Campo – visita aos idosos de nossa cidade e pesquisa. 3ª Etapa: Tabulação dos resultados da pesquisa de campo e construção dos gráficos. 4ª Etapa: Organização da visita ao Lar do Idoso da cidade vizinha e coleta de alimentos não perecíveis para doação. Organização de trechos bíblicos e as respectivas apresentações. Embrulho de presentes para os idosos. 5ª Visitação ao Lar do Idoso – Tabira/PE. Descobertas: No Lar do idoso visitado, encontram-se cinco idosos deste município, os quais ficaram muito emocionados quando conversavam com os alunos. Agradecimentos: Ao professor Mauricio que contribu

QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ?

Imagem
Sou educadora há 20 anos e a cada dia me deparo com novas oportunidades de aperfeiçoamento da minha prática pedagógica . Diante das inovações tecnológicas, mediadoras do ensino e aprendizagem dos professores e alunos, sinto muita necessidade de estar sempre antenada e disposta a buscar mais informações e, contudo uma aprendizagem significativa, este é o maior motivo de cursar o TIC. Atualmente, já trabalho com meus alunos utilizando novas metodologias de ensino com tecnologias antes desconhecidas no espaço de sala de aula, como por exemplo: TV, DVD, som, computador/internet, entre outros. Trabalho até com teleaulas. Os cursos do proinfo têm me proporcionado o aprimoramento do uso adequado dessas e outras tecnologias, tanto na sala de aula quanto na preparação e formação dos meus alunos, especialmente quando se trata de preparar o aluno para enfrentar a vida dentro e fora da escola.

SEMANA DA PÁTRIA

Imagem
Pátria Minha Vinicius de Moraes A minha pátria é como se não fosse, é íntima Doçura e vontade de chorar; uma criança dormindo É minha pátria. Por isso, no exílio Assistindo dormir meu filho Choro de saudades de minha pátria. Se me perguntarem o que é a minha pátria, direi: Não sei. De fato, não sei Como, por que e quando a minha pátria Mas sei que a minha pátria é a luz, o sal e a água Que elaboram e liquefazem a minha mágoa Em longas lágrimas amargas. Vontade de beijar os olhos de minha pátria De niná-la, de passar-lhe a mão pelos cabelos… Vontade de mudar as cores do vestido (auriverde!) tão feias De minha pátria, de minha pátria sem sapatos E sem meias, pátria minha Tão pobrinha!