Postagens

Mostrando postagens de novembro, 2009

É hora de nos confraternizarmos!

Imagem
TRABALHANDO O TEXTO A CIGARRA E A FORMIGA A narração e o conto infantil é um bom gênero para aperfeiçoar a escrita dos alunos e instigar a produção de texto. Juntas: eu, a professora Benigna e a profª Anemilia trabalhamos atividades diversificadas com o texto A cigarra e a formiga e criamos blogs para os alunos também aperfeiçoarem suas produções em depoimentos e comentários. Considero que, até o momento, esse foi a atividade sugereida pelo curso proinfo que mais valorizou o aprendizado dos meus alunos e meu aperfeiçoamento como cursista. Para comprovar verifique os blogs: http://a lunosejgn .blogspot.com http://proinfoetecnologia.blogspot.com/

FÓRUM 3 - EXPERIÊNCIA DE NAVEGAR LIVREMENTE

Imagem
As tecnologias digitais estão presentes no nosso dia-a-dia. Constantemente paramos para contactar a web no intuito de aprimorar os conhecimentos, comunicar-se com os amigos, colegas e parentes, enviar mensagens de fortalecimento e agradecimento, expor nossas ideias, bisbilhotar a vida dos outros..., enfim, usamos os meios de navegação para nos auxiliar nas diversas formas e criar novos horizontes, abrir nossa mente e adquirir novos paradigmas e conhecimentos. E tudo isso tem nos oportunizado momentos de terapia, descontração e júbilo.

20 de novembro - Consciência Negra

Imagem
A culminância dos Projetos realizados nas Escolas onde trabalho foram sensacionais. Na Escola Mul. José Gonçalves do Nascimento, vivenciamos o Projeto Nossa cor tem Origem em dois momentos distintos. Dia 20 trabalhamos diversas oficinas, e apesar da dificuldade com falta de material vivenciamos, eu e as professoras Rejane e Verônica a oficina de contos. Foi um trabalho muito valiosíssimo. Na Escola Nossa Senhora de Lourdes onde trabalho com o Programa TRAVESSIA , Projeto África em Nós , trabalhamos os ídolos negros e nossa sala escolheu resgatar a história da nossa brasileira escrava, feliz, princesa e rainha: Chica da Silva. As alunas Rosilda Firme e Edneia fizeram à exposição histórica através da poesia de cordel e com gráficos em slides. O aluno José da Paz, fechou com chave de ouro cantado: “Vamos viver a vida” de sua autoria.

oração e fé

DIVIRTA-SE

tecnologia e metodologia

Imagem
Unidade 1 – atividade 1 (Quem sou como professor e aprendiz?) Nesta unidade falei um pouco sobre como sou e como me sinto como professor aprendiz e como sou como professor de sala de tecnologia. Unidade 1 – atividade 2 (Registrando a própria reflexão) “Eu como educadora!” tentei definir algumas das minhas maiores preocupações como professor regente de turmas do ensino fundamental II. Também fiz um breve comentário quanto as minhas expectativas sobre as novas tecnologias na educação. Unidade I – atividade 3 (Reflexão sobre Educação e Tecnologia) Nesta atividade comentamos sobre a Tecnologia juntamente com os demais colegas do curso no fórum. Unidade II – atividade 4 (Tecnologia na minha escola) Nesta atividade fizemos o levantamento das tecnologias disponíveis na escola em que trabalhamos e comentamos como elas vêem sendo utilizadas e organizamos. Estas informações foram apresentadas em slides e postadas no blog. Unidade II – ativida

COISAS IMPORTANTES E SIGNIFICATIVAS

Imagem
Desde a popularização da informática,há um crescente acesso às novas mídias,toda classe social tem cada vez mais,acessando à tecnologia e,principalmente à internet. É de fundamental importância que a escola sofra influências que demandam por mudanças como já citada nos textos anteriores,desde a alfabetização até a faculdade, como um processo natural,pois,as crianças chegam desde cedo com conhecimentos e formas de aprender diferenciados do que se tinha até pouco tempo. Essas mudanças ocorrem lentamente,a escola ainda tem um grande caminho a percorrer,para que se avalie, na prática, os conceitos positivos e negativos da inserção da cultura digital,como prática pedagógica,ocorreu com a disseminação da tecnologia da escrita que provocou profundas transformações na prática educativa,o mesmo acontece com o hipertexto,cada vez mais popularizado e ganhando significado educativo, O papel da escola é buscar alternativas pedagógicas para lidar com o hipertexto,reconhecendo nele uma poderosa ferra

O que é hipertexto?

Imagem
Sistemas de hipertexto enquanto ferramentas de ensino e aprendizagem facilitam um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explicita.