Postagens

Mostrando postagens de junho, 2009

ARRAIAL "É PRA QUE EU VOU!" ANO VI

Imagem
A equipe de gestão, professores e alunos da Escola Municipal José do Nascimento realizaram neste último dia 14 o VI Arraial “É pra lá que eu vou!” com quadrilhas, comidas típicas e muito forró ao som da banda Dedo de Ouro. O maior destaque do Arraial foi à quadrilha infantil “Tropa de Elite”, organizado pela professora Benigna, outras quadrilhas também deram sua contribuição. Parabéns a comunidade escolar e local que participaram do evento. Quadrilha Infantil "Tropa de Elite" - Alunos de ciclos de aprendizagem Quadrilha "Juntos e Misturados" - Alunos de 5ª a 8ª séries

EMJGN - 8ª SÉRIE TRABALHA A EXPLORAÇÃO SEXUAL

Imagem
Art. 18. É dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor. (Estatuto da Criança e do Adolescente - LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990.) Alunos da 8ª Série da Escola Municipal José Gonçalves, município de Solidão–PE, trabalharam um tema muito instigante: Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. As atividades foram desenvolvidas na disciplina de Língua Portuguesa e proporcionaram uma pesquisa na comunidade gerando grande repercussão. Os alunos visitaram famílias, pesquisaram, explanaram em sala de aula e ainda fizeram uma exposição do material produzido nos corredores da escola. Eles sentiram-se realizados por perceberem que todos que passaram pela escola, inclusive alunos e funcionários pararam para ler. Exploração sexual é um termo empregado para nomear práticas sexuais pelas quais o indivíduo obtém lucros. Ocorre principalmente como conseqüência da pobreza e

ENCONTRO NACIONAL DE CONSELHEIROS DE EDUCAÇÃO

Imagem
Painel de Entrada - Conselho Federal de Educação - Brasília/DF EXPOSIÇÃO DE EXPERIÊNCIAS Profª Lindinalva Almeida - Solidão/PE - Coordenadora Regional do Sertão do Alto Pajeú Profª Ana Rita - Diretora Pedagógica - Fundação Nokia de Ensino - Distrito Industrial - Manaus/AM

LEITURA E DRAMATURGIA

Imagem
Alunos da 6ª série “B” expõem atrações teatrais realizadas a partir das leituras realizadas em sala de aula. Esta é uma prática que se precisa buscar em nossas aulas, pois quando o aluno ler e dramatiza está colocando em prática tudo que aprendeu através da leitura realizada e ainda desafiando a si próprio para montar e promover uma encenação da história. Isto é aprender com interatividade. Faze-se necessário apoio mais sistemático da própria rede educacional para levar adiante tal prática. Porém, escutar do gestor educacional que não se pode disponibilizar apoio/material a profissionais da rede por não ser da gestão, é constrangedor.

ENCONTRO NACIONAL

Imagem
ENCONTRO NACIONAL DE CONSELHEIROS EDUCACIONAIS REALIZADA EM BRASILIA NO PERÍODO DE 04 E 05 DE JUNHO. COORDENADORES REGIONAIS: GRAÇAS (SALGUEIRO), LINDINALVA (SOLIDÃO) COORDENADORA ESTADUAL: IEDA NOGUEIRA

Viajar pela leitura

Viajar pela leitura sem rumo, sem intenção. Só para viver a aventura que é ter um livro nas mãos. É uma pena que só saiba disso quem gosta de ler. Experimente! Assim sem compromisso, você vai me entender. Mergulhe de cabeça na imaginação! Clarice Pacheco

PROJETO: LER, CONTAR E RECONTAR

Imagem
Ouvir histórias é fator importante para a formação leitora de qualquer criança. Pensa-se que esse é o início da aprendizagem para ser um leitor por que: • permite que a criança desenvolva um esquema de texto narrativo . Ao ouvir histórias, a criança começa a perceber que nelas há começo, meio e fim e que elas estão contando alguma coisa que aconteceu, mesmo que seja de faz-de-conta. Nelas há um fato que aconteceu primeiro, que gerou outros fatos e que levou a um determinado final. Isto auxilia a criança a lembrar-se das histórias que ouviu e mesmo a criar novas histórias; • permite o contato com a linguagem escrita padrão . O primeiro contato da criança com um texto é feito oralmente, através da voz da mãe ou do pai, dos avós, dos professores, quando lêem livros para ela. As histórias lidas em voz alta, a partir do livro, contribuem para familiarizar a criança com as características da linguagem escrita, que é diferente da linguagem que usamos para conversar informalmente - a linguag

TRABALHANDO A NUTRIÇÃO: ALIMENTOS E NUTRIENTES NA 7ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL

Imagem
A função de nutrição do corpo humano relaciona-se com a obtenção, o processamento, a distribuição e com a excreção de resíduos provenientes dos alimentos que o corpo consome. Portanto, assim como a função de nutrição, os alimentos são fundamentais para a manutenção da vida. Os alimentos são retirados da natureza, seja do corpo de outro animal, seja do corpo das plantas. Os alimentos industrializados também têm sua origem na natureza, mas são beneficiados ou modificados nas indústrias, a partir de tecnologias especialmente desenvolvidas para esse fim. Todos os alimentos são formados por substâncias nutritivas, os nutrientes. Os nutrientes dos alimentos são: Proteínas , Carboidratos , Lipídios , Sais Minerais e Vitaminas . Cada um desses nutrientes possui uma função especial no corpo. Precisamos receber diariamente uma certa quantidade de cada um dos 5 nutrientes. As Proteínas, os Carboidratos e os Lipídios devem ser ingeridos em quantidades diárias maiores (macronutrientes, medidos em