PROJETO: LER, CONTAR E RECONTAR



Ouvir histórias é fator importante para a formação leitora de qualquer criança. Pensa-se que esse é o início da aprendizagem para ser um leitor por que:
• permite que a criança desenvolva um esquema de texto narrativo. Ao ouvir histórias, a criança começa a perceber que nelas há começo, meio e fim e que elas estão contando alguma coisa que aconteceu, mesmo que seja de faz-de-conta. Nelas há um fato que aconteceu primeiro, que gerou outros fatos e que levou a um determinado final. Isto auxilia a criança a lembrar-se das histórias que ouviu e mesmo a criar novas histórias;
• permite o contato com a linguagem escrita padrão. O primeiro contato da criança com um texto é feito oralmente, através da voz da mãe ou do pai, dos avós, dos professores, quando lêem livros para ela. As histórias lidas em voz alta, a partir do livro, contribuem para familiarizar a criança com as características da linguagem escrita, que é diferente da linguagem que usamos para conversar informalmente - a linguagem oral. Além de ampliar o vocabulário das crianças, porque muitas vezes existem nos livros palavras que elas não conhecem, o contato com a linguagem escrita estimula o desenvolvimento de estratégias de processamento da linguagem, importantes para o sucesso posterior na escola.




Além disso, as histórias possibilitam que a criança:

• desenvolva sua criatividade. Muitas vezes, quando os pais lêem histórias, ou quando inventam histórias, colocam as crianças como personagens. Isso leva a criança a usar intensamente sua imaginação. A dramatização das histórias ou brincadeiras de faz-de-conta também permitem à criança vivenciar papéis e isto é importante para a sua socialização;
• aprenda a lidar com seus medos e expectativas. É ouvindo histórias que se pode sentir emoções importantes, como a raiva, a tristeza, o medo, a alegria, a insegurança, a tranqüilidade. Vivenciar essas emoções por meio dos personagens das histórias auxilia a criança a esclarecer e a lidar com suas próprias angústias, como a morte, a perda dos pais, o preconceito;
• realize o aprendizado de novos conhecimentos. É através de uma história que se pode descobrir outros lugares, outras épocas, outros modos de ser e de agir... Por que recontar histórias Por definição, Morrow nos ensina que recontar uma história é contar o que se lembra após sua leitura ou audição. Ao ouvir uma história, as crianças percebem a sua seqüência e, ao reconstruírem mentalmente suas partes, quer para relembrá-la, quer para recontar para outrem, desenvolvem um esquema de histórias, que é a representação mental que nós temos do que seja uma história, isto é, uma representação.



ETAPA FINAL:

Contudo, o Projeto Ler, Contar e Recontar foi vivenciado nas turmas de 5ª séries, ainda aproveitando atividades de dramatização com alunos da 6ª série, Turma B da Escola Municipal José Gonçalves do Nascimento. Agradecemos a todos que deram suas contribuições: Profª. Mônica e Profª. Benigna, que nos proporcionaram atividades complementares; E, aos contistas, que participaram contando histórias de suas infâncias na turma da 5ª série “B”: Diretora da Escola Profª. Rilda, Pastor Moab, Vereador Antonio Bujão e Profª. Edvanira.

"Os livros nos dão conselhos que os amigos não se atreveriam a dar-nos." (Samuel Smiles)

Comentários

  1. OLÁ! LINDINALVA! PASSEI POR AQUI, PARA LHE AGRADECER PELA SUA VISITA EM MEUJ BLOG CANTO DOS PROFESSORES. ADOREI O SEU BLOG TAMBÉM! A ESCOLA, VC E SUA EQUIPE ESTÃO DE PARABÉNS PELO TRABALHO PEDAGÓGICO QUE ESTÃO DESENVOLVENDO COM OS ALUNOS, ONDE PERCEBI QUE SÃO TRATADOS DIVERSOS TEMAS TRANSVERSAIS. CONTINUE ASSIM COM ESSE COMPROMETIMENTO COM A EDUCAÇÃO BRASILEIRA. ÓTIMA SEMANA PRA VC! ABRAÇOS! PEDAGOGA CLAUDIA

    ResponderExcluir

Postar um comentário